O projeto “Terra do Rap - Festival de Rap Lusófono” é um processo de fomento, criação e fruição, aliada ao debate sobre as transformações da língua portuguesa sob a ótica do rap por ser o estilo musical presente em todas as regiões onde a língua portuguesa é o idioma oficial. Com a pretensão de abranger a cada ano um país membro da CPLP.
Objetivos Gerais:
- Gerar e aproximar anualmente o mercado de Rap Lusófono constituindo uma cena musical onde a língua e o estilo musical em questão sejam os “fios condutores”;
- Estimular e debater os rumos da música Rap Lusófona dentro da concepção das indústrias criativas;
- Fomentar a discussão sobre as mudanças sociais e culturais, além de variações e semelhanças lingüísticas nos diferentes países lusófonos, articulados ao Rap;
- Permitir maior intercâmbio de artistas da lusofonia no Brasil e integração sócio-cultural entre os países de Língua Portuguesa.
Os pilares do projeto são:
Dimensão simbólica - A carga simbólica presente no processo de criação e, através de sua manutenção, expressa valores, sensibilidades e marcas coletivas de cada grupo e seus intercâmbios. O que contribui para a auto-estima, identidade, trocas culturais e reconhecimento das populações, processos lingüísticos e do universo do Rap identificados com este projeto.
Dimensão cidadã - que amplia o acesso à cultura através do estímulo à criação artística, democratização do acesso, oferta de intervenção e opinião, ampliação das possibilidades de fruição, intensificação das capacidades de preservação e estabelecimento da livre circulação de valores culturais.
Dimensão Econômica – o festival permite que agentes identificados com o assunto participem do processo de criação e manutenção do projeto, como por exemplo, na equipe de produção. O projeto pretende influenciar nas dinâmicas econômicas contemporâneas com vistas à geração de trabalho, renda e oportunidades de inclusão social, dentro da concepção das indústrias criativas.
Terra do Rap - Ano1
15:52
0o