BUSCA

domingo, 29 de maio de 2011

TERRA DO RAP.


 "Versos que atravessam oceanos ligados pela lusofonia urbana"


Atualmente no planeta existem cerca de 230 milhões de pessoas que falam o idioma português em 8 países e em 4 diferentes territórios. Em cada um desses lugares existe um jovem rapper rimando, usando sua própria poesia e ritmo para expressar seus anseios e necessidades, sonhos e metas, preocupações e impressões sobre a comunidade e o mundo em que está inserido.


Realizar um projeto que trate a língua portuguesa como objeto de pesquisa não é nada fácil. Em primeiro lugar, precisaremos entender o que aconteceu com o idioma para que ele sofresse tantas alterações de forma a ser reinventado em outros territórios e até mesmo revisto em sua ortografia.


Buscaremos a orientação através de pesquisadores, estudiosos, professores e historiadores que possam nortear nossa pesquisa de forma a nos aproximar cada vez mais do momento onde o português se encontra com os costumes das ex-colônias portuguesas e, ainda, como o idioma adquiriu características peculiares nessas regiões.


A vida de jovens rappers em países lusófonos é a melhor maneira de demonstrar as mudanças do idioma em nosso cenário contemporâneo e globalizado. Estrangeirismos se misturam aos dialetos, emprego “errado” de certas expressões se torna neologismo, o que até então era “errado” hoje pode ser questionado como “correto” no uso da língua?


EM BREVE, mais novidades acerca do projeto que integrará os países de rap lusófono na cidade do Rio de Janeiro.
Conheça alguns artistas na seleção de alguns vídeos em nosso LIVESTREAM

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More